MATANÇA INSANA
Só no ano passado a violência
no trânsito, apenas no primeiro semestre matou 26.894 pessoas no Brasil. Uma
média de 147 mortes por dia. Os números
são da Seguradora Lider Dpvat, administradora do seguro obrigatório que
indeniza vítimas de acidentes de trânsito que acarretaram invalidez, morte ou
que demandaram algum tipo de despesa
médica. Esse número pode aumentar muito
mais , visto que o acidentado tem até três anos da data da ocorrência para dar
entrada no seguro.
Agora vamos nos deter nestes
números, porque eles não assustam mas se constitui numa verdadeira tragédia.
Hoje, não há guerra no mundo que deixa
147 mortes em um dia. Da para se tirar
algum raciocínio logico ou então encontrar uma resposta racional
para este verdadeiro conflito interno entre brasileiros ou provocado por
brasileiros? Isto já não é mais uma guerra entre países, mas uma guerra
civil cujas vítimas são identificadas no
trânsito que deve se constituir no mais
violento do mundo. Se alguém questionar a orígem de tudo isso, de 147 mortes no
trânsito por dia no Brasil, pelo menos em relação aos números do primeiro
semestre do ano passado, acho que o indagado teria muitas dificuldades em
encontrar uma resposta razoável, mesmo porque
não é possível acreditar que a vida esteja a nível tão baixo em termos
de valorização. Nos países com o Egito e principalmente o Cairo, sua capital, com uma população de 22 milhões de habitantes residentes e em
trânsito não há semáforo ou eles são raros e o trânsito flui - embora o buzinaço - com muito mais segurança do que nas
rodovias ou nas capitais brasileiras. Não bastasse essa desfeita com a
vida, os prejuízos são enormes. A
empresa DPVAT administradora do seguro obrigatório informou que pagou
somente nos seis meses do ano passado um bilhão e cem milhões de reais
em indenizações. Co isso o seguro está
ficando a cada ano mais caro e pode aumentar 11% por ano até 2017 para veículos de passeio e 21% para
outras categorias.
Este desenho numérico
retratado nos informes do DPVAT são
simplesmente aterradores, pois se trata de um morticínio sem precedentes e sem
volta, mas volto a repetir que uma explicação lógica poderia ser
encontrada somente no descaso e
banalização ao nível mais baixo da vida. E que fazem nossos legisladores?
Justificam... leis existem. A culpa é do motorista, mas só do responsável pela
condução do veículo? O que se sabe neste item que há uma regra que deveria ser
obedecida por todos e não é. Os acidentes tem causas identificadas na negligência,
imprudência e imperícia de um ou de outro motorista mas e as estradas e suas condições, a ausência cada vez maior de espaço entre
veículos motivando uma compressão
perigosa e motivadora de acidentes, fiscalização, aumento de efetivo
policial (melhor remuneração) e por aí
vai...
Respeite a sinalização de trânsito.
Faça regularmente revisão de seu veículo.
Cinto de segurança salva
vidas.
No trânsito somos todos
pedestres.
Capacete é a proteção do motociclista.
Transporte com segurança, use
cadeirinha.
Apesar destas recomendações
oficiais no primeiro semestre do ano passado o trânsito no Brasil ceifou a vida
de 26.894 pessoas. Quem pode explicar essa matança insana?
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