terça-feira, 22 de janeiro de 2013


MATANÇA INSANA
Só no ano passado a violência no trânsito, apenas no primeiro semestre matou 26.894 pessoas no Brasil. Uma média de 147 mortes por dia.  Os números são da Seguradora Lider Dpvat, administradora do seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito que acarretaram invalidez, morte ou que demandaram algum tipo  de despesa médica. Esse número  pode aumentar muito mais , visto que o acidentado tem até três anos da data da ocorrência para dar entrada no seguro.
Agora vamos nos deter nestes números, porque eles não assustam mas se constitui numa verdadeira tragédia. Hoje, não há guerra no mundo que  deixa 147 mortes em  um dia. Da para se tirar algum raciocínio logico ou então encontrar uma resposta  racional  para este verdadeiro conflito interno entre brasileiros ou provocado por brasileiros? Isto já não é mais uma guerra entre países, mas uma guerra civil  cujas vítimas são identificadas no trânsito  que deve se constituir no mais violento do mundo. Se alguém questionar a orígem de tudo isso, de 147 mortes no trânsito por dia no Brasil, pelo menos em relação aos números do primeiro semestre do ano passado, acho que o indagado teria muitas dificuldades em encontrar uma resposta razoável, mesmo porque  não é possível  acreditar  que a vida esteja a nível tão baixo em termos de valorização. Nos países com o Egito e principalmente o Cairo, sua capital,  com uma população  de 22 milhões de habitantes residentes e em trânsito não há semáforo ou eles são raros e o trânsito flui  - embora o buzinaço  - com muito mais segurança do que nas rodovias ou nas capitais brasileiras. Não bastasse essa desfeita com a vida,  os prejuízos são enormes. A empresa DPVAT administradora do seguro obrigatório informou  que pagou  somente nos seis meses do ano passado um bilhão e cem milhões de reais em indenizações. Co  isso o seguro está ficando a cada ano mais caro e pode aumentar 11% por ano  até 2017 para veículos de passeio e 21% para outras categorias.
Este desenho numérico retratado nos informes do DPVAT  são simplesmente aterradores, pois se trata de um morticínio sem precedentes e sem volta,  mas volto a repetir  que uma explicação lógica poderia ser encontrada somente no  descaso e banalização ao nível mais baixo da vida. E que fazem nossos legisladores? Justificam... leis existem. A culpa é do motorista, mas só do responsável pela condução do veículo? O que se sabe neste item que há uma regra que deveria ser obedecida por todos e não é.   Os acidentes tem  causas identificadas na negligência, imprudência e imperícia de um ou de outro motorista mas e as estradas  e suas condições,  a ausência cada vez maior de espaço entre veículos motivando uma compressão  perigosa e motivadora de acidentes, fiscalização, aumento de efetivo policial (melhor remuneração)  e por aí vai...
Respeite a sinalização de trânsito.
Faça regularmente  revisão de seu veículo.
Cinto de segurança salva vidas.
No trânsito somos todos pedestres.
Capacete é a proteção do motociclista.
Transporte com segurança, use cadeirinha.
Apesar destas recomendações oficiais no primeiro semestre do ano passado o trânsito no Brasil ceifou a vida de 26.894 pessoas. Quem pode explicar essa matança insana?




Nenhum comentário:

Postar um comentário