quinta-feira, 2 de maio de 2013


CGJ DETECTA IRREGULARIDADES E PROMOVE AFASTAMENTO DE TABELIÃ DE GUARAMIRIM


   A Corregedoria-Geral da Justiça afastou, na manhã desta terça-feira (30/4), a tabeliã designada para responder pelo Tabelionato de Notas e Protestos de Guaramirim. Uma força-tarefa já foi constituída para atuar naquela serventia, através de um termo de cooperação técnica formalizado entre a CGJ e as entidades de classe diretamente envolvidas com a matéria (Associação de Notários e Registradores de Santa Catarina - Anoreg/SC e Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Santa Catarina - IEPTB/SC), em uma iniciativa pioneira no país.

    Os problemas no cartório, localizado no norte catarinense, começaram no início deste ano, com o registro de falta de repasse aos credores dos títulos cobrados pela serventia. Para o juiz-corregedor Davidson Jahn Mello, responsável pelo Núcleo IV da CGJ, houve a necessidade da ação firme e decisiva neste momento, como forma de evitar o comprometimento de todo o sistema de protestos de Santa Catarina, diante, principalmente, das ações executadas na gestão da serventia nos últimos meses, coincidentes com a proximidade de seu provimento por um titular.

    “Não restou outra alternativa senão a da providência drástica adotada, objetivando um choque de gestão, com a redução efetiva das despesas, incluindo-se a mudança de endereço, tudo objetivando o saneamento das finanças e a recuperação da credibilidade do serviço de protesto”, concluiu o magistrado.

    A força-tarefa terá por objetivo fornecer suporte material e logístico para o restabelecimento da prestação do serviço e o saneamento da serventia, com o pagamento dos credores não satisfeitos, isto até o provimento da delegação, já incluída no concurso público em andamento.

   O presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado, tabelião Otávio Guilherme Margarida, elogiou a ação da CGJ. “A parceria da Corregedoria com a classe, para a resolução deste problema específico, reforça a união entre os órgãos no sentido do aprimoramento do serviço extrajudicial. As entidades de classe poderão dar o apoio material e logístico necessário para a garantia da prestação do serviço público delegado e o saneamento da serventia”, comentou.

   O expediente externo da serventia estará suspenso nesta semana para os trabalhos de transmissão de acervo e mudança de local físico. A Corregedoria ficará presente na serventia inclusive neste feriado de 1º de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário