segunda-feira, 10 de junho de 2013

AM  EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES

O internauta talvez não sabe, mas fazer o  radio FM  desde a montagem até o funcionamento final   têm  semelhanças com a Rádio Comunitária, isto é fácil de instalar  e de custo acessível.    Uma das razões está no fato de que as FMs podem  funcionar  em  qualquer lugar. A antena quase sempre voltada a uma abrangência local e regional, não necessita de área geográfica  que atenda a instalação de radiais, (muitos com 60 e 90 m de comprimento) como é o caso das AMs que  se sustentam   em 120 fios, além de transmissor, antena para propagar o sinal de rádio.   A freqüência baixa,  do FM faz a diferença por estarem  protegidas  contra interferências de energia de alta tensão, motores, computadores etc... Outro fator  é a  simplicidade das FMs  relacionada a estrutura física interna (equipamentos, salas específicas , jornalismo, coordenação, esportes,  almoxarife, dep. Técnico, produção,  unidades móveis  etc...) em muitos casos dispensáveis. 

AM  EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES (2)
...)  O FM pode transmitir a partir de uma altura mínima de 25 metros enquanto que o rádio AM, como no caso da  Brasil Novo é necessária uma antena de 90m. A opção do FM pelo rádio musical em detrimento da informação e formação  projetou uma imagem ortodoxa do rádio AM em função da qualidade de som e o mérito do trabalho raramente reconhecido na sociedade, só é (ou foi) lembrado com insistência  nos dias de tragédia, de convulsão política  e social, enfim nos  períodos de necessidade  de mobilização efetiva da população.
Historicamente o radio AM irá dever muito ao empenho do  Ministério das Comunicações e do ministro Paulo Bernardo, como da presidente Dilma Rousseff.  Graças a este governo milhares de emissoras AM do Brasil serão contempladas com a faixa de FM resgatando assim um direito  adquirido por sua característica de pioneirismo na comunicação sonora no Brasil e  que não vinha sendo reconhecido.  Agora não tem mais volta.  O AM passou a ter um valor nas mesmas proporções das rádios em freqüência modulada, (inclusive quanto a custos patrimoniais e operacionais)  com achegada de  profissionais experientes  e em condições maiores e melhores de prestarem relevantes  serviços à sociedade brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário