sábado, 25 de agosto de 2012


SUKATA DO VIETNÃ

Nesta época de campanha eleitoral é comum  - principalmente nos finais de semana – notar os vôos  rasantes de um certo helicóptero sobre os céus de brigadeiro de Jaraguá do Sul.  Pintado de branco às pressas para substituir as cores originais da nave usada nos anos 60 pelos americanos, o  modelo quando apareceu por aqui tinha uma semelhança   notável com o  ventilador antigo da Walita.   
Como foi descoberta a procedência, a Sukata do Vietnã, mudou outra vez de cor, agora fantasiado com as cores do tukanato ou do tutankamon.. Contudo não é a cor que assusta as crianças, mas o rugido do motor. Lá no Vietnã, viet-kong que se prezasse mandava as crianças correr para debaixo da cama quando ouviam a ronco da SUKATA.  Agora são as crianças de Jaraguá do Sul que correm para o esconderijo assustadas com o ronco do pássaro metálico, similar ao do  FNM  (o caminhão trukado). A hélice  tem todas as características de uma roçadeira de kintal vietnamita. Recentemente,  uns  fugiram pelos “Maires”  na linguagem do “portuga”,  agora eles desaparecem pelos “Aires”, diria o festejado lusitano.
Em algumas dessas aventuras a sukata é precedida por “abelhas coloridas” também interessadas  em extrair o  néctar  de Don Korleone. Mas ao que parece neste jardim, às flores começaram a murchar...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário