sexta-feira, 5 de outubro de 2012



RESPEITO A UM GOVERNO DE ECONOMIA

Dieter Jansem em Jaraguá do Sul;

Lauro Froelich em Guaramirim;

E Osvaldo Jurck - Schroeder

Tamanini  - Corupá

E Reinke em Massaranduba...

Estes sao os candidatos eleitos prefeitos destes municípios. Mas hoje, vou me deter  em um comentário genérico, não sem antes retratar a  eleição de \Guaramirim  a qual mostrou que as pesquisas, mais confundem do que ajudam, uma vez que o prefeito Nilson Bylartd, segundo ele,  vinha fazendo levantamento semanal,mas ao que parece  era artificiais porque estavam equivocadas e não condiziam com  a realidade. A realidade veio  à tona por intermédio das urnas.

 A sorte está lançada.

A vontade do povo refletida nas urnas.
Por isso nas democracias  prevalece ou deve prevalecer a base que a sustenta como slogam : do   povo, pelo povo e para o povo.  Esta eleição, embora os sitomas  que a pressionmaram em uma direção, se constituiram  em uma  nova fotografia. Nela estão os detalhes, as minúcias de um projeto político partidário hegemônico projetado não apenas para Jaraguá do Sul,  como também aos municípios  componentes da ANVALI. A vitória de Dieter Jansen  era esperada, chegou a surpreender? Em alguns aspectos sim em outras não. O resultado inesperado ficou por conta de que o trabalho, especificamente o trabalho,  na política  precisa ser visto como ingrediente e não como elemento decisivo de um processo eleitoral.  O que tem  importância e se constitui  elemento fatal em uma administração é a capacidade do gestor de empreender  um governo político,  que fale e linguagem do povo.  Os políticos que compreeendem e adotam este estilo se dão bem, porque longe de mostrar serviços mostram empatia, afagam seus eleitores  se aperoximando dele  tornando-se comuns  numa identidade recíproca. A vitória de Dieter Jansen foi a vitória manifestada nas urnas. Como ela aconteceu e porque aconteceu deverá se constituir em patrimônio de análise e de meditação  profunda  dos vencidos. É da derrota, é do fracasso que surgem as grandes vitórias e as conquistas memoráveis.

TRABALHO E POLÍTICA
Não cabe aqui, por exemplo, nesta derrota nenhum sentimento de culpa  de quem quer que seja, mas na compreensão de  que ela se manifestou na vontade soberana do eleitor. Não há espaço agora para a auto-desvalorização, seja dos  vencidos em Jaraguá do Sul ou de qualquer outro município. Cada gestor que não conseguiu seu intento não pode ficar decepcionado com o resultado ou com a população, mas sim antes de tudo perguntar a si mesmo, se houve a precaução devida quanto aos aspectos  na gestão pública  das decisões tomadas e definição adequada de um projeto de governo. A gestão de D. Cecília em Jaraguá do Sul foi pautada por um grande trabalho e só os cépticos não dão  a ela este reconhecimento. Então se D. Cecília trabalhou e se dedicou à comunidade como poucos prefeitos o fizeram no passado,  onde errou? A resposta é simples e direta: os componentes de sua gestão não a acompanharam na atividade política. E não faço  esta alusão em  função do resultado, mas sim de um entendimento consistente embasado em experiências no passado. O governo sem política é um governo técnico, burocrata, como também um governo econômico, como pretende o candidato eleito Dieter Jansen poderá se constituir no perigo de fazer economia até nas obras públicas. O poder público voltado para a economia  restringe o espaço administrativo com perspectivas pouco otimistas.
O FUTURO
Enfim, não se pode fazer de antemão nenhuma restrição ao futuro, mesmo porque ele pertence à Deus, a não ser desejar sorte ao novo prefeito de Jaraguá do Sul, que faça um grande governo, o melhor de todos, que alcance pelo menos  parte significativa de seu plano e que realmente mostre que sua proposta de mudança não foi em vão e que o povo tenha a certeza de que ela  vai frutificar  na direção do bem comum.  Precisamos entender que as pessoas não devem ser o foco da atenção, mas seus erros porque a pessoa como ser humano deve ser sempre preservada, como o povo deve ser respeitado na sua vontade maior. .
Alea Jacta est. A sorte está lançada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário